segunda-feira, 3 de julho de 2017

Solução ao problema das doze pérolas

Conforme prometido, hoje é dia de revelar (ou confirmar) a solução dos problemas apresentados na última sexta-feira. Mas, ao invés de simplesmente colocá-las aqui, vou deixar um link para a solução na minha página pessoal no IME. Conforme discutido lá, o problema mais simples de nove pérolas (às vezes apresentado como sendo oito pérolas) faz parte dos problemas apresentados em "O Homem que Calculava", de Malba Tahan.

Livro "O Homem que Calculava", de Malba Tahan
Livro "O Homem que Calculava", de Malba Tahan
Já o problema mais sofisticado, foi-me apresentado em 2009 por meu irmão Felipe, que o ouviu de um profissional do jogo de go de passagem por São Paulo. Por já conhecer o problema mais simples acreditei que resolveria o outro facilmente mas não foi assim: precisei de um bom número de horas e mais uma noite de sono para resolvê-lo! Quando fui recentemente reintroduzido ao problema por meu colega Amaury, novamente acreditei que rapidamente o resolveria. Ledo engano: dessa vez demorei ainda mais para chegar à solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário