quarta-feira, 2 de março de 2016

Norma, norma, norma!

Em janeiro algumas normas foram conquistas por brasileiros. Destaque para a terceira e definitiva norma de GM de Evandro Amorim Barbosa (hoje MI), que também alcançou os 2500 de rating necessários e deve receber o título em definitivo brevemente, tornando-se o décimo-segundo grande mestre brasileiro. Vamos fazer uma revisão de todas as normas alcançadas (e de algumas oportunidades perdidas também).
De 9 a 17, como já reportamos, aconteceu o Campeonato Brasileiro. Nele, o MF paranaense Ernani Francisco Choma conquistou norma de MI (além de ter ficado com a terceira colocação). Se por um lado o Brasileiro tem produzido um bom número de normas de MI, por outro sua pouca atratividade para os GMs têm impossibilitado que normas para o grau máximo de excelência no xadrez sejam disputadas.
Paralelamente (ou seja, no mesmo local e período) ao Brasileiro, aconteceu o Memorial Marcel Duchamp. Também neste torneio perdeu-se a oportunidade de oferecer a chance de norma de GM. Substituindo-se Luiz Antonio Manzi (não há uma crítica aqui ao jogador mas sim ai fato que seu rating fazia dele uma escolha pobre para participar do evento) por um dos MIs residentes no Rio (Diego Di Berardino ou o uruguaio Luis Rodi, já que Limp estava no Brasileiro) abriria-se esta possibilidade. Com os participantes que teve o evento propiciava apenas a chance de normas de GMF às jogadoras participantes, além de normas de MI para as mesmas e para o próprio Manzi (que, infelizmente, teve um mal desempenho e nenhuma chance prática de norma). As jogadoras foram as MIFs Juliana Sayumi Terao e Vanessa Feliciano, e suas colegas argentinas Ayelen Martínez e Marisa Zuriel. Esta última com 5½/9 conquistou a norma de GMF.
O II Floripa Chess Open aconteceu em Florianópolis de 16 a 22. A prova foi vencida pelo GM peruano Julio Granda, com 8½/10, meio a mais que um grupo de sete jogadores. O MI Luis Supi conquistou uma norma de GM, enquanto o MF Álvaro Aranha conquistou uma de MI. O torneio é hoje o principal aberto no país. Infelizmente porém, em suas duas edições viu o Brasileiro (sempre previsto para dezembro) ser adiado e coincidir com sua data. Na sequência do aberto (de 23 s 28) foram realizados dois torneios fechados justamente para proporcionar a alguns jogadores chances de norma. No III Floripa Chess Masters, havia a possibilidade de normas de GM e MI. Ninguém as conseguiu mas o MI Renato Quintiliano Pinto teve uma desempenho bastante bom, com um performance de 2550 (para a norma de GM é necessária uma performance de 2600). No Magistral Lourenço João Cordioli havia apenas a chance de normas de MI (na verdade a paraguaia Gabriela Vargas poderia também conquistar normas de MIF ou GMF). Nenhuma norma foi alcançada, no entanto. O MN Lucas Aguiar Cunha teve chances até ser derrotado na última rodada pelo MI sérvio Dragan Stamenkovic, terminando com 6 pontos. O MF João Danilo Mandetta também teve um bom desempenho, terminando invicto e também com 6, mas suas chances acabaram antes. A prova foi vencida pelo MI argentino Leandro Perdomo.
A Etapa de Natal-RN do Circuito de GM do Nordeste em realidade estendeu-se até 4 de fevereiro (teve início em 27 de janeiro). O MI mineiro Evandro Amorim Barbosa venceu a prova com 7/9 (+5=4), mesma pontuação e melhor desempate que o GM Darcy Gustavo Lima. Como já adiantamos, com o resultado Evandro faz jus ao título de GM.

Lima e Barbosa enfrentam-se em Natal. Foto: Federação Potiguar de Xadrez
Lima e Barbosa enfrentam-se em Natal. Foto: Federação Potiguar de Xadrez
Por fim, deixemos aqui a inspiração para o título desta postagem. 8-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário