terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Como pode ser visto no artigo da Wikipédia, a data inicialmente estava ligada às lutas das mulheres por melhores condições de trabalho (notadamente de inspiração esquerdista) e pelo direito ao voto. Vamos então aproveitar a data para destacar algumas mulheres que se destacaram nas quatro áreas que são os temas mais constantes deste blog: cubo mágico, física, matemática e xadrez.

Jessica Fridrich
Jessica Fridrich
No cubo mágico o grande destaque é checa Jessica Fridrich (veja também sua página pessoal). Participante do 1º Campeonato Mundial de Cubo Mágico em 1982, ela ficou mais conhecida por documentar e popularizar o método mais usado pelos speedcubers. Atualmente um destaque é a australiana Jasmine Lee. Embora ultimamente ela não tem se destacado tanto, ela participou de todos os Campeonatos Mundiais, exceto o primeiro (o 2º foi realizado em Toronto em 2003 e eles são bienais desde então; o último aconteceu no ano passado em São Paulo), já foi vice-campeã mundial no Rubik's Clock e foi detetora de diversos recordes continentais entre 2003 e 2007. No Brasil, um destaque é Thaynara Santana de Oliveira. Thayanara está nos cem mais do Brasil em quase a totalidade das categorias em que já participou e é delegada da Associação Mundial de Cubo Mágico.

Marie Curie
Marie Curie
Na física, o destaque não poderia deixar de ser Marie Curie, a única pessoa a ganhar prêmios nóbeis em duas categorias científicas distintas (Física em 1903 e Química em 1911). Os feitos de Mme. Curie são tantos e tão grandiosos que ela dispensa qualquer apresentação adicional. Atualmente, podemos destacar Lisa Randall. Trabalhando em física de partículas e cosmologia, Randall ficou conhecida pelo modelo Randall-Sumdrum. No Brasil, destacamos a astrofísica da UFRGS Thaisa Storchi Bergmann.

Maria Gaetana Agnesi
Maria Gaetana Agnesi
Na matemática, destacamos a italiana Maria Gaetana Agnesi. Agnesi foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira de matemática em uma Universidade. Além disso, foi autora do primeiro livro tendo tanto o cálculo diferencial quanto o integral como assuntos. Atualmente, destacamos a iraniana Maryam Mirzakhani, que em 2014 tornou-se a primeira mulher a receber a Medalha Fields. No Brasil, destamos Valéria Correa Vaz de Paiva, especialista em teoria de tipos.

Vera Menchik
Vera Menchik

No xadrez, o nome que salta à vista é o de Vera Menchik. Menchik foi a primeira campeã mundial de xadrez. Ao conquistar o título, em 1927, viu sua irmã mais nova, Olga Menchik ser vice-campeã. Vera  defendeu com sucesso o título em seis ocasiões e o manteve até sua trágica morte, vítima (juntamente com Olga e a mãe das duas) de um bombardeio em Londres na 2ª Guerra. Além de ser a campeã mundial feminina, Vera participou de diversos fortes torneios internacionais, especialmente em Hastings. Embora a maioria de suas participações tenham tido resultados discretos, Vera colecionou um importante número de vitórias individuais, inclusive sobre o futuro campeão mundial Max Euwe, dando origem ao "Clube Vera Menchik". Atualmente, o destaque não poderia deixar de ser a chinesa Hou Yifan. Duas vezes campeã do mundo (2010, aos 16 anos e 2013), Hou está atualmente desafiando a atual campeã, Mariya Muzychuk, em match de dez partidas pelo título. Líder do ranking mundial e tendo 143 pontos de rating a mais que sua adversária, a chinesa é considerada favorita no confronto. Passada exatamente a metade da séria, Yifan lidera com uma vitória e quatro empates. No Brasil, o destaque fica com a MIF Juliana Sayumi Terao, atual campeã nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário