sábado, 20 de fevereiro de 2016

A piada mais datada de TBBT

No terceiro episódio da primeira temporada de "The Big Bang Theory", "The Fuzzy Boots Corollary" (lançado em 8 de outubro de 2007), Leonard e Penny encontram-se para jantar. Penny esperava encontrar toda a trupe de físicos (mais o Howard), mas Leonard manobrou para que fossem só os dois no jantar. Após dar desculpas para o não aparecimento dos demais o diálogo (tradução minha a partir da transcrição da página "big bang theory transcripts" - emoções por adição da minha memória, não revi o episódio para escrever essa postagem) chega a um ponto constragedor e, após breve pausa segue assim:

Penny (tentando quebrar o gelo): "E então, o que há de novo no mundo da física?"
Leonard: "Nada."
Penny (surpresa): "Sério, nada?"
Leonard (tom professoral): "Bem, como a exceção da Teoria das Cordas, nada de importante acontece desde os anos 30, e você não pode provar a Teoria das Cordas, quando muito você pode dizer:" (muda para tom jocoso) "Ei!, veja, minha ideia tem uma lógica interna consistente."
Penny: "Ah. Bem, tenho certeza que as coisas vão melhorar."

E melhoraram, de fato! Cada vez mais o avanço tecnológico permite a leitura de diminutas diferenças em medições físicas. Esse avanço, aliado a engenhosas concepções experimentais, permitiram um grande avanço na física experimental.
Assim, em 14 de março de 2013, o CERN confirmou a descoberta do bosón de Higgs. O resultado teve grande cobertura da mídia, no geral, em linhas como "descoberta a partícula de Deus". A partícula havia sido prevista em papers publicados em 1964 por seis autores. Em dezembro de 2013, dois do seis, Peter Ware Higgs (que, a contra-gosto, empresta seu nome à partícula) e François Englert, receberam o Nobel de física.
Agora, na quinta-feira da semana passada (11/2/2016), foi anunciada a primeira observação de ondas gravitacionais. Detectada em 24 de setembro de 2015 pelo observatório LIGO, a onda gravitacional detectada foi originada pela colisão de dois buraco negros a mais de um bilhão de anos-luz. Veja uma explicação em texto da descoberta, outra em vídeo e a publicação dos resultados. O Brasil também tem um observatório de ondas gravitacionais, cujo nome homenageia, com justiça, Mário Schenberg.
Rigorosamente falando, a piada já nasceu velha: em 17 de março do mesmo ano em que a série estreou, já foram divulgados os dados conciliados dos três primeiros anos de funcionamento do WMAP. O WMAP foi responsável pela medição da radiação cosmológica de fundo, e de todos os seus resultados divulgados, os de três anos me parecem ter promovido o maior impacto na cosmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário